quarta-feira, 26 de março de 2008

10 segundos e 2 frases

Ontem aconteceu um daqueles momentos em que 10 segundos e duas frases transformam o resto do nosso dia. Adoro quando isso acontece.
Uma amiga teve a ideia, assim do nada, de irmos assistir ao recital da mezzo Angelika Kirchschlager... e um dia potencialmente igual aos outros ganhou um brilhozinho especial.

A senhora tem realmente uma voz bonita e é muito expressiva! E mexe-se imenso!...nunca mais me preocupo quando me disserem que me mexi demais durante uma música! Esta senhora dava passos para a frente, para o lado, para trás...inclinava-se para a frente, levantava um ombro, punha-se em bicos dos pés! Mas gostei, mesmo muito...especialmente do último lied de Liszt e da maioria dos lieder de Brahms.

Tecidos os comentários à senhora Angelika não posso deixar de dizer que o senhor Malcolm Martineau me agradou muitíssimo. As notas que saíam do piano esvoaçavam até nós, dançando em redor...e os pianíssimos soavam, como breves afagos, e deixavam-nos a pairar, entre as nuvens, até não mais conseguirmos distingui-los e regressarmos, encantados, ao chão.

E mais tenho a acrescentar que:

1. Adorei os caracóis dourados da senhora que pareciam ter vida própria;

2. No final, senti uma vontade quase irreprimível de ir até junto do piano e experimentar a acústica da sala...parece ser fantástica. Até lá estava o meu prof. acompanhador...por isso, se não lá estivessem aqueles senhores tão aborrecidos que certamente me tirariam de lá em 4 segundos com comentários de "ó menina, deixe lá de se armar em diva", já me estava a ver, e a ouvir, após os primeiros e enérgicos compassos de uma das canções ciganas de Dvořák...
Má píseň zas mi láskou zní když starý den umírá, a chudý mech kdy na šat svůjsi tajně perle sbírá..!

Concluindo gostei... muito!


Terça, 25 Mar 2008, 19:00 - Grande Auditório

ANGELIKA KIRCHSCHLAGER (meio-soprano)
MALCOLM MARTINEAU (piano)













Johannes Brahms

He, Zigeuner, greife in die Saiten ein, op.103 nº 1
Hochgetürmte Rimaflut, op.103 nº 2
Wißt ihr, wann mein Kindchen am allerschönsten ist? , op.103 nº 3
Lieber Gott, du weißt, wie oft bereut ich hab, op.103 nº 4
Brauner Bursche führt zum Tanze, op.103 nº 5
Röslein dreie in der Reihe blüh'n so rot, op.103 nº 6
Kommt dir manchmal in den Sinn, op.103 nº 7
Rote Abendwolken zieh'n am Firmament, op.103 nº 11

Felix Mendelssohn-Bartholdy
Es weiß und rät es doch keiner, op.99 nº 6
Das Waldschloss
Pagenlied (Wenn die Sonne lieblich schiene)
Nachtlied, op.71 nº 6
Wanderlied, op.57 nº 6

Franz Liszt

Im Rhein, im schönen Strome, S.272
Es rauschen die Winde, S.294
Es war ein König in Thule, S.278
Ein Fichtenbaum steht einsam, S.309
Die stille Wasserrose, S.321
O lieb, so lang du lieben kannst, S.298

Antonín Dvorák
Liebeslieder, op.83
Lasst mich allein, op.82 nº 1


«Parece-se com Nikole Kidman, move-se como Sarah Vaughan e canta com amor e prazer» – palavras que o Independent consagrava a Angelika Kirschklager em 2003 e que se mantêm actuais, dadas as continuadas e cada vez mais aplaudidas actuações deste meio-soprano nos mais prestigiados palcos do mundo. Actuações em que surge invariavelmente ladeada por alguns dos maiores intérpretes musicais do nosso tempo.


Para mais...
http://www.musica.gulbenkian.pt/cgi-bin/wnp_db_dynamic_record.pl?dn=db_musica_season_2007_2008_pt&sn=canto&orn=84


2 comentários:

Ezequiel B. Duarte disse...

Alguém me explica o que é um meio-soprano? É alguma espécie de meio-cantor?

Princesa disse...

Um meio-soprano é basicamente, uma voz que não é nem contralto, nem soprano, mais aguda que a primeira, mais grave que a segunda...não é carne nem peixe...é tipo tofu :P